Conhecendo mais sobre: Festa Junina



Conhecendo mais sobre: Festa Juninas 

Neste mês de junho, em que ocorrem tantas festas juninas (não julinas rs), sempre surgem dúvidas a respeito dessa festa em relação a sua origem e seus simbolismos.
São João Batista, São Pedro e Santo Antonio (da esq. para a dir.)


As festas juninas têm como pilar a celebração do nascimento de São João Batista (24/06). Acredita-se que é o nome do santo que dá origem à nomenclatura atual "junina", que seria uma forma reduzida de "festa joanina". No entanto, a fim de estender as festividades, com o passar do tempo, ocorreu uma junção com as celebrações de outros dois santos muito populares: Santo Antônio (13/06) e São Pedro (29/06), denominando-as todas como festas juninas mudando seu significado para festas referente ao mês de junho.


"Acende a fogueira, João nasceu!"

Parece canto de festa junina, mas foi uma ordem dada por Isabel assim que deu à luz, naquele 24 de junho. Conta a tradição popular que o fogo foi a forma de comunicar o parto à sua prima, Maria, que estava em outro ponto do vale. Quando Maria recebeu do anjo Gabriel a anunciação da vinda de Jesus em seu ventre, sua prima Isabel já estava grávida há 6 meses. Naquela ocasião, Maria correu para visitar a prima. Agora, era avisada do nascimento de João

           Desde a noticia de seu nascimento, a missão de João é notável. Com toda a simbologia temporal dos 6 meses, João carregará consigo a tarefa de preparar o terreno para vinda do Messias. Movido por essa missão, João torna-se o Batista, aquele que batiza pela água "endireitando" o povo para a vinda de Jesus.   26João respondeu-lhes: «Eu baptizo com água, mas no meio de vós está quem vós não conheceis. 27É aquele que vem depois de mim, a quem eu não sou digno de desatar a correia das sandálias.»(João 1, 26-27). 


Diante de uma missão desafiadora como essa, São João Batista prostra-se à vontade do Senhor e torna-se a voz que clama no deserto. E, neste período, alimentando-se de gafanhotos e de mel, João nos dá uma grande lição de humildade e serviço a Deus: 30 É necessário que ele cresça e que eu diminua. (João 3, 30).

Com tantas demonstrações de santidade e peculiaridades, como o fato de ser o único santo que tem como datas de celebrações o seu nascimento e o seu martírio. Todas as festividades em sua honra durante o mês de junho são merecidas.



Viva São João!






Comentários